FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA ANTIGA

terça-feira, 22 de março de 2011

TEXTO DE ARISTÓTELES - VIDA E METAFÍSICA

ARISTÓTELES

1. Vida

- nasceu em 384/383 a.C. em Estágira, na fronteira macedônica.
- pai: Nicômaco, médico do rei Amintas da Macedônica (pai de Filipe da Macedônia).
- morou em Pela sede do reinado de Amintas
- aos 18 anos (366/365 a.C.) ficara órfão e viajou para Atenas e logo ingressou na Academia de Platão.
- na Academia amadureceu e consolidou sua vocação filosófica de modo definitivo, permanecendo 20 anos enquanto Platão viveu.
- Com a morte do grande mestre e com a escolha do sobrinho de Platão, Espeusipo, para a chefia da academia, Aristóteles partiu para Assos com alguns ex-alunos.
- Dois fatos parecem se relacionar com esse episódio: Espeusipo representava uma tendência que desagradava Aristóteles, isto é, a matematização da filosofia; e Aristóteles ter-se sentido preterido (ou rejeitado), já que se julgava o mais apto para assumir a direção da Academia, no entanto não assumira devido ao fato de que não era grego, era imigrante da Macedônia.
- Em Assos, Aristóteles fundou um pequeno círculo filosófico com a ajuda de Hérmias, tirano local e eventual ouvinte de Platão.
- Lá ficou por três anos e casou-se com Pítias, sobrinha de Hérmias. Assassinado Hérmias, Aristóteles partiu para Mitilene, na ilha de Lesbos, onde realizou a maior parte das famosas investigações biológicas.
- No ano de 343 a.C. chamado por Filipe II, tornou-se preceptor de Alexandre, função que exerceu até 336 a.C., quando Alexandre subiu ao trono.
- Neste mesmo ano, de volta a Atenas, fundou o Lykeion, origem da palavra Liceu (homenagem ao deus Apolo Lício) cujos alunos ficaram conhecidos como peripatéticos (os que passeiam), nome decorrente do hábito de Aristóteles de ensinar ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam o Liceu.
- Aristóteles dirigiu a escola até 324 a.C., pouco depois da morte de Alexandre. Os sentimentos antimacedônicos dos atenienses voltaram-se contra ele que, sentindo-se ameaçado, deixou Atenas afirmando não permitir que a cidade cometesse um segundo crime contra a filosofia (alusão ao julgamento de Sócrates).
- Deixou a escola aos cuidados do principal discípulo, Teofrasto (372 a.C. - 288 a.C.) e retirou-se para Cálcis, na Eubéia. Nessa época, Aristóteles já era casado com Hérpiles, uma vez que Pítias havia falecido pouco tempo depois do assassinato de Hérmias, seu protetor. Com Hérpiles, teve uma filha e o filho Nicômaco.

2. METAFÍSICA


- O termo "Metafísica" não é aristotélico; o que hoje chamamos de metafísica era chamado por Aristóteles de FILOSOFIA PRIMEIRA. Esta é a ciência que se ocupa com realidades que estão além das realidades físicas que possuem fácil e imediata apreensão sensorial.
- O conceito de metafísica em Aristóteles é extremamente complexo e não há uma definição única. O filósofo deu quatro definições para metafísica:

a) a ciência que indaga e reflete acerca dos princípios e primeiras causas;

b) a ciência que indaga o ente enquanto aquilo que o constitui, enquanto o ser do ente;

c) a ciência que investiga as substâncias;

d) a ciência que investiga a substância supra-sensível, ou seja, que excede o que é percebido através da materialidade e da experiência sensível.

Ente é tudo o que existe. O ente para existir precisa ter forma-substancial e matéria-prima numa substância e  com acidentes.

2.1. A TEORIA HILEMÓRFICA

O nome de teoria hilemórfica (de duas palavras gregas que significam matéria e forma) foi dado à doutrina, proposta inicialmente por ARISTÓTELES, que define a essência dos corpos como resultante da união de dois princípios chamados matéria e forma.

2.1.1.   Matéria e forma.

a) Noção

A forma substancial e que, apropriando-se da matéria indeterminada (ou prima), faz com que seja tal matéria (matéria segunda: corpo humano, pedra, vegetal). O corpo, como tal, tem então dois princípios constitutivos intrínsecos: a matéria primeira e a forma substancial (assim chamada porque, por sua união, com a matéria, constitui uma substância corporal determinada).

b)     A matéria e a forma como potência e ato

- A matéria-prima é potência e pura potência, quer dizer, capaz de converter-se em qualquer corpo, graças a sua absoluta indeterminação original.

- A forma substancial é ato, porquanto é por ela que a matéria se torna tal corpo. E por isto que se diz que a forma é ato da matéria. Assim, a alma racional (forma substancial) é o ato que faz da matéria-prima um corpo humano.

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